A um passo das estrelas!

Caros,

Hoje iniciei os testes com nossa base de lançamentos para foguetes feitos de garrafas Pet, e movidos à agua. Deu trabalho, mas ela ficou perfeita!
Os testes foram feitos com dois foguetes que usavam garrafas Pet's pequenas, de 600 mL, mas, apesar do pouco tamanho, eles atingiram uma altura estimada entre 30 e 40 metros, o que foi suficiente para alegrar o meu dia!
Nas fotos abaixo, alguns detalhes construtivos dessa base podem ser melhor observados. O projeto e a idéia da base não é nosso, mas, apesar dele ser bem comum na Net, fizemos algumas modificações que, a nosso ver, tornaram a base um pouco mais prática e resistente.
Usamos canos e conexões de 3/4 de polegada em toda a parte baixa da base, o que deu bastante rigidez  à estrutura. Também melhoramos o sistema de gatilho, tornando ele mais suave, com pouco arrasto, pare evitar tombar a base. Usamos um anel de borracha igual ao encontrado nos botijões de gaz, e, confesso, foi uma tortura para os meus dedos introduzí-lo pelo cano de 1/2 polegada da parte de cima da base (rampa de lançamento), mas ele melhorou muito a vedação, possibilitando aumentar a pressão do ar dentro das garrafas, e fazendo os foguetes voarem mais alto. 
Estamos a poucos passos de efetivamente criarmos nosso clube de Astronomia e Astronáutica, em nossa escola... agora só falta construirmos nossos foguetese e iniciarmos as discussões para a elaboração de um estatuto e um código de conduta.
Caso algum de vocês tenha alguma sugestão para modificações na base de lançamentos e para o nosso clube, ela será bem-vinda!

Abraços

Prof. Suintila
 










Comentários

Postagens mais visitadas