Roteiro para tomada das medidas do Projeto Eratóstenes

Caros alunos,

Abaixo transcrevo o roteiro que entregarei a todos na ocasião das medidas do Projeto Eratóstenes. No dia 18 de junho, às 11:00 horas, faremos na quadra de vôlei de nossa escola um teste para treinamento, calibração e refino dos procedimentos experimentais... não faltem!


Abraços,

Prof. Suintila

____________________________________________________

Roteiro para tomada das medidas do Projeto Eratóstenes


Materiais Utilizados:

Uma pá de lixo, com haste reta
Um prumo, para verificar a verticalidade da haste
Um nível, para certificar se o solo está na horizontal
Papel manilha, para marcação das medidas
Fita adesiva, para fixar o papel no solo
Pincel atômico, para fazer as marcas no papel
Uma bussola, para descobrir o norte
Um relógio, para controle dos horários das medidas


Montagem da Experiência:

Verifique com o nível se o solo onde irá estender o papel esteja totalmente na horizontal. Coloque a bussola no chão, e descubra para onde aponta o polo norte magnético. Após descobrir para onde é o norte, cole com a fita adesiva o papel manilha no chão, na orientação leste-oeste, e coloque a pá de lixo acima dele, e próximo de uma das bordas do papel. Faça uma marcação com o pincel atômico para identificar onde é a posição da pá no papel. Certifique-se de que a haste da pá esteva o mais possível na vertical com o fio de prumo.


Procedimento para as Medidas:

Iniciaremos as medidas às 11:30 hs na quadra de voleibol de nossa escola, e faremos novas medições a cada 10 minutos, encerrando-se às 12:30 hs. A cada horário de se efetuar as medidas, faremos no papel manilha marcas na extremidade da sombra, e à medida que ela for se movendo, novas marcas devem ser feitas, sempre a cada 10 minutos de intervalo. Não se esquecer de escrever ao lado da marca o horário em que essa marca for feita.

______________________________________________________________

Comentários

Postagens mais visitadas