Trabalhos e mais trabalhos - 3º Bimestre de 2006

Caros alunos,

As provas bimestrais mal acabaram, e já temos mais atividades para vocês fazerem. Conforme tinha prometido a todos, iremos fazer algumas atividades de pesquisa neste bimestre, na forma de trabalhos individuais. Novamente, o que irei avaliar em todas as atividades que iremos sugerir, será o domínio dos conceitos físicos abordados na atividade, o que será avaliado no próprio trabalho de pesquisa em sí, mas também poderá ser avaliado na forma de alguma questão, nas futuras provas que fizermos... Portanto, não se limitem a somente "copiarem" de algum site ou livro o assunto que pedirmos para vocês pesquisarem. Estudem o assunto, e gravem os conceitos físicos que o assunto envolver, ok?

1. Para os alunos dos 1ºs anos, gostaria que vocês fizessem uma pesquisa sobre um assunto do segundo bimestre... o Movimento Retilíneo Uniformemente Variado (MRUV). Gostaria que vocês atentassem para os conceitos físicos de variação na velocidade (aceleração), como ocorre a variação do espaço nesse tipo de movimento, o conceito de velocidade instantânea e os gráficos produzidos pelas equações da velocidade, equação do espaço, e pela famosa equação de Torricelli, nesse tipo de movimento.

Para ajudar na pesquisa, selecionei estes sites para vocês visitarem:

A. http://www.fisica.ufpb.br/prolicen/Cursos/Curso1/mr31int.html
B. http://educar.sc.usp.br/fisica/muvteo.html
C. http://servlab.fis.unb.br/matdid/2_1999/Marlon-Eduardo/mruv.htm


2. Para os alunos dos 2ºs anos, o assunto a ser pesquisado são Os Princípios da Termodinâmica... assunto do segundo bimestre também. Gostaria que vocês fizessem comentários sobre a história das máquinas térmicas, e alguns cientistas que pesquisaram esses fenômenos, mas também quero que atentem para a Lei zero da Termodinâmica, a 1ª Lei da Termodinâmica, e a 2ª Lei da Termodinâmica. Quero uma explicação simples sobre o conceito de Entropia e sobre o Ciclo de Carnot e, ao final do trabalho, quero que os senhores me respondam e expliquem a resposta da seguinte pergunta, utilizando os conceitos pesquisados acima: "Do ponto de vista da Física, o Inferno é um lugar endotérmico ou é exotérmico?"

Para ajudar nessa pesquisa, selecionei estes links onde vocês poderão encontrar esses e outros assuntos interessantes sobre a Física:

A. http://ariadne.if.uff.br/~didatico/page2.html
B. http://www.mec.puc-rio.br/~wbraga/fentran/termo/hist.htm
C. http://www.if.ufrj.br/teaching/fis2/calor/calor.html
D. http://www.ufsm.br/gef/Termod.htm
E. http://www.humornaciencia.com.br/fisica/inferno.htm


Caso surjam dúvidas, ou queiram fazer algum questionamento, podem usar este Blog, ou me procurem pessoalmente na nossa Escola, certo?

Abraços!

Comentários

Postagens mais visitadas